Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


Ontem mesmo eu passei por essas bandas pra falar da exclusão da Viúva Negra nos brinquedos dos Vingadores e de como isso é uma merda péssimo. Bom, como se isso não fosse ruim o bastante, dessa vez a Hasbro e a Mattel resolveram substituir a Viúva Negra em um dos brinquedos. Se você viu o filme, ou o trailer, deve se lembrar da cena em que a Viúva pula de moto do Quinjet para ajudar o Capitão América. Pois então, a Hasbro achou que essa história ficaria melhor com o Capitão América no lugar.

  Quando olhamos para a caixa então vemos que os homens da equipe estão ali, inclusive o Gavião Arqueiro (que aparece no plano de fundo pilotando o Quinjet, igual a cena do filme). Só a Viúva que foi, mais uma vez, ignorada. A Hot Whells (linha da Mattel) seguiu a mesma “boa ideia” e substituiu a personagem pelo Homem de Ferro (aliás, por que infernos o Homem de Ferro precisaria de uma moto quando está de armadura?!).

 

Alguns chamam nossa reação de exagero e acham que não tem nada de mais na questão.  Será que a reação seria a mesma se trocassem um dos heróis principais por um dos sidekicks? Será que não haveria fãs emputecidos se algum fabricante resolvesse trocar o Homem de Ferro pelo Máquina de Guerra ou o Capitão América pelo Falcão ou Feiticeira Escarlate? Então por que no caso da Viúva Negra – em uma de suas cenas mais icônicas – não é nada de mais? Na verdade, trocar um dos heróis principais (todos homens e brancos), ou mesmo “esquecer” de algum deles não teria tanto dolo, pois eles estão bastante representados na história. Personagens femininas e não brancos são muito pouco representados, por isso ignorar ou substituir um deles é tão problemático. Representatividade importa! Para e pensa: quantos bonecos da Viúva Negra, Feiticeira Escarlate, Falcão ou Máquina de Guerra você viu por aí? Pois é…

Parece que a própria Marvel não aprendeu nada com Agent Carter, onde os acertos e ações oficiais da personagem eram creditados a algum homem, pelo simples fato dela ser mulher. Como se já não bastasse as personagens femininas serem ignoradas, agora elas também perderam suas ações e cenas de destaque? Pra Marvel, Hasbro, Mattel e companhia, deixo uma dica marota: na boa, para que deu merda! Tá feio, tá rude, tá desnecessário. Passou da hora de levarem as críticas em conta e repensarem o modo como tratam as personagens femininas!

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.