Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


“Já deu o que tinha que dar”, tá, tá, amiguinho, você não curte, eu já sei, mas têm muita gente que curte e isso aqui é diferente porque: É CINEMA COREANO! Sim, eu sou devoto do cinema coreano, pois quando Hollywood estava em plena decadência (não está mais?), lá estavam eles fazendo uma centena de filmes com roteiros inteligentíssimos e de baixo orçamento. Áureos tempos de ShowBox, que ano passado (ou antepassado) esteve envolvida em grandes protestos de famosos atores e atrizes, como Choi Min-sik, protagonista de Old Boy, contra a venda da maior industria de cinema local para conglomerados cinematográficos de onde? Hollywood. Tudo com chancela do governo e nenhuma atitude, uma pena.

Train to Busan, ou Busanhaeng, é mais um blockbuster de lá, o primeiro filme a ultrapassar a barreira de 10 milhões de expectadores esse ano em sua terra natal, ultrapassando 80 milhões de dólares em bilheteria (segundo a Wikipédia), e mais de 1,6 milhões de dólares mundo afora. Mas não pense você que os blockbusters coreanos vêm enlatadinhos com histórias rasas, não, dificilmente isso ocorre (The Host/Gwoemul/O Hospedeiro de 2006 é um bom exemplo disso, também com nota alta de público e critica, 7.0 e 8.5, respectivamente). Train to Busan inverte a aceitação, mas pelo seu conteúdo, os zumbis, é impressionante que tenha recebido uma nota tão alta da critica quanto um 7.3 (do público 8.0).

Quem acompanha filmes de terror, sabe muito bem que há um preconceito da critica com relação a esse nicho, o profissional muitas vez esquece seu profissionalismo em casa (coisa que muitas vezes faz também com comédias e romances) e avalia o filme considerando uma preferência pessoal, e não os aspectos cinematográficos. Portanto, se o filme consegue uma nota dessa, ainda mais com algo tão martelado ultimamente quanto o apocalipse zumbi, tem que ser muito bom. O Hospedeiro, por sinal, também é de terror (filme de monstro).

Train to Busan acompanha um grupo de sobreviventes dentro de um trem indo de Seul para Busan, e me parece um misto do recente Expresso do Amanhã (também com investimento do cinema coreano) com Guerra Mundial Z. Estréia no Brasil? Dificilmente. Talvez em streaming. Talvez nunca.

traitobusanposter00

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.

  • Tamara

    Meu Deus, fiquei tão feliz de achar alguém que gosta do cinema coreano que me tremi toda aqui.
    O filme Train to Busan é maravilhoso, estou rezando para aparecer de alguma forma no Brasil mesmo que seja um download ilegal rs.

  • Ok, já posso comprar o ingresso agora? =)