Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


Formiga, com 151 jogos pela Seleção Brasileira de Futebol, ultrapassou Cafú e se tornou a pessoa com mais jogos pela seleção na história. Essa mulher jogando, cara, essa mulher, tem moleque de 20 anos de idade que se acha o cara do Campeonato Brasileiro e não faz em dez jogos o que ela fez em um ontem contra a China. É sensacional. É a volante/meia que eu queria no Palmeiras, não tem bola perdida, não tem falta de fôlego, não tem passe errado de sacolada. Joga futebol com amor, com vontade, com um talento e raça invejável, sem pensar em rios de dinheiro (porque nem tem visibilidade pra isso), o que é uma enorme mácula desse esporte e só mostra a disparidade que temos entre mulheres e homens no mercado de trabalho. No futebol isso fica descarado, flagrante, tamanha desproporcionalidade que monta o cenário recheado com tanto machismo. Formiga, ou Miraildes Maciel Mota, é uma lenda do futebol e não apenas do futebol feminino. Formiga, praticante de capoeira, tem preparo físico de dar inveja, e com seus 38 anos eu vejo uma pessoa que não vai parar tão cedo, a não ser que queira.

Formiga jogadora selecao brasileira. foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Marta, maior artilheira da história da Seleção Feminina em Copas, maior artilheira da história das duas seleções com 101 gols, passando Pelé, ela, que foi considerada o “Pelé de Saias” é muito maior que esse senhor, e que me perdoem os que babam ovo dele, mas dentro do próprio futebol masculino brasileiro e mundial, há jogadores melhores como pessoas e como futebolistas do que Pelé (especialmente se considerarmos o futebol moderno como parâmetro, que não tem todo aquele respeito e cortesia). Marta não é o “Pelé de Saias”, nunca será, Marta é a Rainha Marta, melhor jogadora do mundo em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, jogando em alto nível aos 30 anos de idade e dando passes que eu não vejo um desses moleques que ganham cinco vezes mais do que ela acertar. Nunca será, também, a “melhor futebolista do século”, única e exclusivamente porque é mulher (sim, trago verdades).

marta00

Quisera eu ter no Palmeiras, time para o qual eu torço e por isso cito, uma dessas duas, e não uma chuva de marmanjos que tomam um esbarrão e caem no chão sofrendo um siricutico digno de Oscar, Globo de Ouro e Urso de Ouro juntos, não sei quanto de bola correndo teve Brasil e China, mas sei que não me lembro de muito tempo de bola parada. E cito Formiga e Marta pelas marcas, mas cada uma das jogadoras dessa seleção e das passadas merecem seu destaque, é incrível o vigor com que jogam e o entrosamento, como que se jogassem no mesmo time há pelo menos duas temporadas repletas de glórias. Não há um time no Campeonato Brasileiro, nem mesmo entre os lideres, que tenha o toque de bola envolvente que essas meninas têm, a Seleção Masculina de futebol, se é que há necessidade de comentar, é digna de pena há anos se compararmos com elas.

Investimento? Nunca houve, especialmente em seu país natal, elas sequer tinham direito ao mesmo número de uniformes da seleção e chuteiras disponível para uso fornecidos pelas fabricantes (não sei se isso ainda acontece). Um Campeonato Brasileiro Feminino tenta sair das catacumbas há muitos anos e até teve algum investimento tempos atrás, com direito a Marta no Santos para trazer visibilidade, não durou, nossos cartolas e federações machistas não toleram a presença delas, que, segundo eles, ou pelo menos um deles (que hoje habita o Palmeiras): “Deveriam estar na Playboy!”. E se forem pra Playboy, qual o problema? O corpo é delas, meu senhor.

Quando Formiga e Marta despontaram, junto com tantas outras, elas praticamente bancaram tudo do próprio bolso, e hoje, mesmo que ainda sem os mesmos salários, elas conseguem ter carreiras vencedoras no exterior, e em países como os Estados Unidos conseguem, inclusive, ter mais apelo que o futebol masculino. É triste ver que Formiga e Marta tenham menos reconhecimento que uma pessoa execrável como Pelé, que, como diria Romário, hoje golpista, “Calado é um poeta”. Dia desses o Esporte Interativo ainda me fez o favor de questionar quem era o maior nome do Brasil no esporte mundial, Pelé ou Senna, coitado do Senna ser colocado na mesma oração que essa pessoa que nega sua própria cor, seus semelhantes e as urgências deles. Seja comparado com Senna, Formiga ou Marta, a pergunta que fica é: quem é? E querem que ele acenda a pira olímpica, oh lord, tantas atletas e tantos atletas de categorias diversas, negras e negros, pra acender isso. Me ajudem, se ajudem, nos ajudem. Olimpíada não é Copa (pra começar e pra terminar).

Pelé a parte, minha única motivação em ver o time da CBF, que não chamo mais de Seleção Masculina há tempos, era o goleiro Fernando Prass e seus 38 anos de idade, calando muitas bocas etaristas, mas infelizmente o excelente goleiro do meu time se machucou (e como eu chorei por causa disso), já na seleção feminina eu vejo motivação em todas as posições de jogo, e é uma pena que não tenhamos uma técnica. Quem sabe no futuro, quando Marta e Formiga, ou alguma de suas companheiras, não estiverem na ativa, consigamos sanar essa falha, pois seria uma grande vitória uma Seleção empoderada em todos os setores.

Foto de destaque: MARCELLO DIAS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO.

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.

Sobre o Atendente

Coordenador e gerador de conteúdo
Google+

Militância pé na porta! "Às vezes está louco na problematização". Cru. Somente a verdade, nada mais que a verdade. Já foi ignorante e às vezes pensa que é inteligente. Viciado em: consumir informação, alguns jogos, música e sexo. Se formou DJ e Produtor Musical pela AIMEC, não era o que a família queria. Preza por água de boa qualidade (não me venha com Crystal), bem como cerveja (não me venha com Skol). Cozinha muito bem e não come animais. Mora no Cubo Mágico, QG de operações localizado em Porto Alegre, mas é mineiro e come pão de queijo enquanto ainda tiver. Torce para o Palmeiras: "Ninguém é perfeito". Idealizador, fundador, pica das galáxias e rei do universo. Obrigado, de nada.

Lanches Similares