Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


Alguns animes e jogos são conhecidos por suas proporções exageradas e é isso que nos chama atenção. O problema é que, às vezes, aquele personagem lindo e maravilhoso que queremos fazer o cosplay usa um martelo gigantesco ou uma arma com feixes brilhantes e isso acaba desmotivando um pouco. Nessa hora, o melhor artifício que você pode usar para conseguir fazer e não gastar muito, é a sua criatividade.

cosplaymochi201

É certo que hoje em dia existem materiais fantásticos e que parecem super fáceis de usar, tipo Worbla e algumas resinas, e que nos fazem pensar que a gente não vai conseguir fazer uma armadura sensacional, por exemplo, simplesmente por não termos acesso a esse produto ou por ele ser muito caro. Mas calma, você não precisa disso pra ser feliz!

Quando o assunto é fazer props (ou acessórios), posso te garantir que usar materiais mais simples, baratos e fáceis de encontrar, pode dar conta do recado com louvor. Chapa de madeira ou isopor, por exemplo, podem se transformar em lindas espadas, mas já vou avisando: madeira é mais difícil de trabalhar porque, obviamente, você precisa de equipamentos para serrar e lixar a chapa e, como muitos de nós moramos em apartamentos, aposto que os vizinhos não iam ficar muito felizes com o barulho xD. Além do mais, dependendo do tamanho, uma espada de madeira pode ser um incômodo no evento pelo peso, mas é super resistente e não precisa se preocupar tanto no transporte.

cosplaymochi202O isopor, por outro lado, só faz uma sujeira desgraçada. Mas se tu conseguir aguentar os floquinhos brancos voando pela tua casa, aposto contigo que sairão formas incríveis. Até um esquilo! ^^ (Ah, só tem que cuidar porque isopor derrete! Então nada de usar bonder ou tintas diretamente senão tu perde a peça xD). Além de fácil de trabalhar, o seu prop ficará bem leve – mas nada de brincar de lutinha por aí, senão ele pode quebrar :P.

O EVA, que é o grande queridinho da maioria dos cosplayers, pode dar origem a praticamente tudo: como existem diferentes espessuras desse material, dá para fazer desde a base de algum acessório, até armaduras e detalhes mais delicados. Para trabalhar bem com EVA é necessário um soprador térmico, pois com ele se consegue moldá-lo nas mais diversas formas. Ele pode ser lixado e pintado tanto com tinta acrílica ou com spray, mas tem que selar antes, viu? O EVA é tipo uma borracha, então é bem porosa e suga a tinta loucamente caso não seja selado. Você pode selar ele usando cola de madeira – algumas mãos de cola na peça já moldada e ela estará pronto para pintura!

Outro material muito interessante é a massa de madeira à base d’água, uma salvadora de vidas. Serve para selar e para acabamento. É super fácil de lixar, mas também faz sujeira, viu? xD Quando bem lixada, fica lisiiiinha e pronta para a pintura.

Papelão do tipo papel kraft também é uma ótima opção para aquelas superfícies lisas e retas. É fácil de usar e colar. Só tem que cuidar para aplicar a pintura de longe e aos poucos, caso vá pintar com spray. Afinal, é papelão :P. Para ter uma ideia, a parte dos braços da Prinz Eugen foi feita com isopor e papel kraft. E no resto se usou praticamente todos os outros materiais que eu falei aqui xD. E nem parece, né? 🙂

cosplaymochi203

Um fantástico aliado dos cosplayers, por sinal, é o cano de PVC. Tem vários diâmetros diferentes e dá pra usar como estrutura para praticamente tudo!

Além desses materiais que falei acima, você pode usar um monte de coisas que tiver em casa: uma embalagem de Ferrero Rocher pode ser usado como lentes, um cabide pode ser parte de uma arma e até mesmo um carretel de linha pode ser usado!

Então, coloca a tua cabeça para funcionar e boa sorte ;D.

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.