Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


Quarta-feira recebi um contato que me encheu de orgulho desse cantinho e das pessoas que me ajudam a construí-lo somando cultura pop, cultura independente, cultura de rua e conteúdo social/militância. Fui convidado pelo Grupo OPNI para inauguração da exposição a céu aberto NÓIX C TROMBA, que ocorre a partir desse dia 27 de agosto em São Paulo, e minha vontade, claro, era de voar correndo pra lá esse final de semana para fazer um trabalho para o qual esse modesto veículo de mídia foi criado. Dando voz e visibilidade para pessoas que definitivamente precisam.

noixctromba02

A exposição NÓIX C TROMBA, que ocorre na zona leste da cidade, mais especificamente na Vila Flávia, é uma forma de ressignificar uma parte estigmatizada da cidade, aproximando a comunidade de obras de arte que vão embelezar trechos da região, trazendo alegria e as pessoas pra rua, ocupando espaços públicos de direito do povo, trazendo gente pra fora de suas casas, chamando a atenção de governantes, dizendo que estão ali e que não querem se esconder, além de aumentar o turismo do local e consequentemente o fluxo de dinheiro para quem vive do comércio da região.

O projeto, que habita os mais variados espaços da Vila Flávia e acontece desde 2009, já foi premiado em 2014 na categoria “Territórios Culturais” do “Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura”. E além dos inúmeros grafites sendo feitos ao vivo (sim, ao vivo) e seus respectivos grafiteiros, nesse sábado 27 você encontrará por lá muitas outras vertentes da cultura hip-hop, como: MC’s, DJ’s e dançarinos/dançarinas de break.

noixctromba03

Infelizmente, num primeiro momento, o Fast Food Cultural não poderá estar lá, mas eu com certeza irei e é bem provável que isso ocorra em dezembro. Mas se você é de algum veículo de mídia, ou é jornalista, saiba que as intervenções dos artistas já começaram ontem, então entre em contato com o Grupo OPNI para visitação!

Quando?

27 de agosto (sábado), a partir das 14h.

Custo?

Entrada franca.

Contatos?

E-mail, Facebook, Instagram e Twitter.

Onde?

Rua Archangelo Archina, 587, Vila Flávia, bairro São Mateus, São Paulo (SP).

O Grupo OPNI:

Formado na década de 90, inicialmente, o Grupo OPNI era composto por cerca de vinte jovens moradores do bairro de São Mateus, na periferia de São Paulo, que se reuniram com um ideal em comum: expressar por meio de arte a realidade do dia a dia que os tornava invisíveis para oportunidades e alvo para compor estereótipos.

Tendo como inspiração a comunidade onde cresceram e forte influência da cultura afro-brasileira, os traços desenvolvidos pelo Grupo OPNI revelam um olhar periférico e artivista, que passeia por temas variados construindo uma poética visual igualmente bela e impactante.

noixctromba01

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.