Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


Os brasileiros Alexandre Montandon, da Qualidade em Quadrinhos Editora, e Ricardo Isidoro, da Business Intelligence, trouxeram para o Brasil no primeiro semestre desse ano uma iniciativa que tem sido febre mundo afora, mas desenvolvida de forma única e personalizada para o mercado nacional, e que incentiva, também, os artistas desse mercado.

comixtrip02

Página de compra do produto (clique para ampliar).

O Comix Trip é um aplicativo para celulares e tablets, por enquanto atendendo apenas os aparelhos iPhone e iPad, da Apple, que permite que seu usuário adquira quadrinhos de escritores e ilustradores brasileiros, sejam esses publicados de forma independente ou não. Para baixá-lo na App Store o custo é zero, você terá de arcar apenas com o valor da HQ que estiver comprando, sendo que o preço delas variam entre 0,99 dólares e 5,99 dólares (em torno de R$3,25 – R$19,75, câmbio baseado no dólar turismo de 25/05 às 14h).

Além de estimular o aquecimento do mercado nacional de quadrinhos, sempre muito carente de atenção, o aplicativo é ecologicamente correto, já que o consumo de quadrinhos por vias digitais poupa uma quantidade absurda de papel e tinta (e de suas matérias primas, consequentemente). Fora isso, quadrinhos desenvolvidos dessa maneira podem conter interatividades diversas, basta que os artistas trabalhem em parceria com um profissional que, além de mexer com a parte artística, entenda também de programação, fazendo assim com que a revistinha se torne um trabalho único, personalizado e atrativo.

Outro ponto importante é que economizar papel e tinta reflete no bolso do artista e do consumidor, pois o repasse fica ainda maior por não depender da impressão de uma tiragem em determinada quantidade e pode ser até do valor total caso os artistas lancem a HQ por conta própria (sem depender de uma editora). Para o consumidor, a vantagem financeira de usar o Comix Trip pode ser de até 70% em comparação com as versões impressas dos quadrinhos vendidos por ali.

O app está inteiramente em português e pode ser baixado clicando AQUI, e se você, assim como eu, utiliza Android, não desanime, o Comix Trip chegará em breve para o OS da Google. Dentre os autores publicados por lá temos os premiados Carlos Ruas, André Diniz, Amorim, Flavio Luiz, Gilmar, Will, Mario Cau, Daniel Esteves, Paulo Kielwagen, Ernani Cousandier, Rico, Bira Dantas, Felipe Cagno e Ricardo Manhaes. Não deixe de acessar o site do projeto e curtir o Facebook.

comixtrip01

Home do Comix Trip.

Sugestão de pauta do leitor Vitor Diel.

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.