Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


Muita gente odeia o Team Valor de Pokémon GO. Ao que consta, as pessoas desse time, numa espécie de horóscopo poquemão, são escrotas de diversas maneiras (algo bem juvenil, eu diria). Mas cabe uma reflexão: a ÚNICA personagem NPC* preta do jogo é Candela, do Valor, e não há homem preto (até onde sei) a não ser que você crie. Basta buscar um pouquinho na história, nos quadrinhos, no cinema, ou nos desenhos, pra ver em quais papéis e que representatividade tem o povo preto no imaginário das pessoas; quem são os vilões, os bandidos, os ladrões, os mendigos, os serviçais, os escravos, os coadjuvantes, os que morrem primeiro… Quando escolhi Candela, nem li a mensagem dos líderes de time; eu nem ia jogar Pokémon GO, fui apenas testar. Assim, quis escolher uma das mulheres, e o nome Valor me chamou a atenção. Somente depois, veio à tona toda essa série de memes.

Não é coincidência que a única personagem do jogo, mulher e preta, seja ligada a termos e características ruins? Não, não é coincidência: essas dinâmicas povoam nosso dia-a-dia, são bombardeadas nas televisões, revistas, jornais, noticiários, sites, e, até mesmo para uma mulher preta, Candela tem diversos traços que fogem de suas características étnicas mais comuns e representativas, a deixando embranquecida (e tem gente embranquecendo ela de verdade nos desenhos). Onde está o black power? O cabelo cacheado? E não que uma mulher preta não possa ter cabelo alisado, colorido, ou o que ela quiser, na verdade o corpo é dela e ela deve poder fazer o que bem entende. No entanto, aqui falamos de representatividade e Candela representa, e isso, como já aprendemos bastante, importa. Seria perfeito que ela tivesse mais características que reforçassem sua raça, sua cor.

Chato isso, né? Sim, eu tô aqui pra foder o seu meme, a piada sem graça que você não parou pra pensar antes de fazer. Tem a ver com discriminação, segregação racial; tem a ver com “cabelo ruim”; tem a ver com “eu não quero essa boneca feia”; tem a ver com meninos e meninas sendo recebidos na sala de aula pelos coleguinhas e pelas coleguinhas com cachos de banana e sons de macaco; tem a ver com menininhas sofrendo desde cedo com seus belos cabelos, muitas vezes estragando eles. E, estranhamente, vi um desses memes ligando o Team Valor e sua Candela a ELITE. Gente, o que é isso, até a elite branca hétero cis top baladeira tá sabendo aceitar melhor personagens pretas do que vocês? Mas que revolução é essa? Espero que muitas meninas pretas tenham a oportunidade de fazer cosplay de Candela nos eventos, já que são poucas as personagens pretas de fato nesse universo nerdão hur dur, né não? O que faz com que eventos cosplays sejam, ignorando uma série de outros fatores tão graves quanto, majoritariamente compostos por pessoas brancas.

Encerro minha postagem com essa belíssima arte da Candela que me fez encontrar o fantástico artista mstrmagnolia (NSFW): TumblrInstagramTwitter e Deviant.

*Personagem não jogável.

 

candelacapa00REVISÃO: Mariana Rost.

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.