Esse prato não sairia do forno sem o financiamento de: Tiago Pariz Almeida!
Quer ver seu nome aqui? CLIQUE e saiba como.


O TEXTO CONTÉM UM PEQUENO SPOILER PARA QUEM NÃO VIU A SÉRIE

No final da noite de ontem um novo trailer do filme baseado em Shingeki no Kyojin apareceu, ele foi precedido de um teaser curto, e trazia diversas cenas novas dos Titãs, algo que o primeiro trailer escondeu a todo custo (talvez propositalmente). Nele temos a oportunidade de ver pela primeira vez, inclusive, Eren em sua famosa transformação. Além de Eren, vemos uma quantidade maior dos sub-Titãs que povoam a história, e muita poeira, e muita escuridão.

Volta a me incomodar, mesmo após ver o vídeo em alta resolução, e parece ser uma incomodação consensual, os fracos efeitos especiais do filme, especialmente no que diz respeito a esses Titãs secundários. Está realmente muito mal feito. O que deixa isso mais claro ainda é o abuso de cenas escuras e poeira digital, que na maioria das vezes são recursos usados para mascarar problemas existentes na modelagem 3D. Fora isso, boa parte das cenas parecem ter sido gravadas utilizando recurso de chroma key (a tela verde/azul), que também é um complicador nesse sentido quando mal utilizado.

Filmes que vem da terra do sol nascente são conhecidos por aplicar ótimos efeitos especiais com um baixo custo, mas isso nem sempre é regra. Ataque dos Titãs, por exemplo, parece ser um desses filmes de baixo custo, especialmente se compararmos com o mercado estadunidense, mas os efeitos estão meio bosta. Impressiona, apesar dele estar apenas supervisionando a área, é que o diretor contratado é especialista em efeitos, de qualquer forma, seus trabalhos tinham me chamado atenção negativamente, pois nenhum deles é brilhante, e traziam uma série de problemas (e isso pra mim, que tenho conhecimento raso sobre o assunto). Já sobre o diretor de efeitos em si eu não achei nenhuma informação consistente.

Ainda sobre os Titãs secundários: Higuchi (diretor) é conhecido por trabalhar em diversos tokusatsus, e algumas características desses Titãs parecem ter usado técnicas assemelhadas a desses produtos (sabe quando os zords de batalha lutam com um monstro em cima de uma maquete? Pois é), só que com captura de movimento. Eles parecem apenas atores grandes caminhando em meio as casas. E aí vem algo que sempre digo: se é pra fazer merda, é melhor não fazer. Todavia eu realmente espero queimar minha língua, ou, nesse caso, meus dedos, pois sou muito fã da série, e tenho a esperança de que os efeitos, que melhoraram do primeiro trailer pra esse, ainda estejam sendo finalizados. Me desculpem os que gostaram, mas eu não sou um fanboy que aceita qualquer porcaria. Confira o trailer logo abaixo, e a transcrição do dialogo dele logo na sequência.

Transcrição do trailer:

Narrador: Mais de 100 anos atrás…

Narrador: A maioria da humanidade foi consumida por Titãs que apareceram de repente.

Texto: Titãs que apareceram de repente consumiram a humanidade.

Narrador: A civilização entrou em colapso.

Narrador: Os sobreviventes da guerra com esses Titãs levantaram muralhas gigantes em três níveis e mantiveram a paz.

Narrador: Mas hoje, nossa vulnerável segurança não existe mais.

Texto: Um projeto colossal de adaptação live-action.

Texto: Do criador: Hajime Isayama.

Voz: Os rumores são reais.

Voz: Eles são imortais.

Texto: Do director: Shinji Higuchi.

Texto: Do diretor de efeitos especiais: Katsuro Onoue.

Kubal: Por que não tomamos de volta a cidade saqueada? Para colocar em prática essa honrosa operação, oferecemos nossos corações!

Todos: Oferecemos nossos corações!

Mikasa: O mundo é cruel.

Texto: Por que os Titãs apareceram…?

Voz: Eu quero saber a verdade sobre esse mundo!

Voz: Se falharmos a humanidade estará condenada.

Voz: Um Titã atacando Titãs.

Mikasa: Eren…

Texto: Por que a humanidade luta…?

Voz: Vamos lá!

Voz: Nós somos a ultima esperança!

Voz: Eu nunca presenciei nada parecido com isso!

Texto: Desafiando o destino!

Mikasa: Nós prometemos, certo?

Eren: Mikasa!

Voz e texto: Ataque dos Titãs.

Texto: Esse é um mundo cruel?

Mikasa: Nós estávamos juntos sempre.

Texto: O ataque começa no dia 01/08!

Texto: Parte II 19/09.

Achou nossa mensagem importante e quer que ela chegue em mais pessoas? Ajude o Fast Food Cultural a crescer, seja um financiador! Você pode contribuir com o projeto através do Patreon ou Apoia.se, acesse os links, confira nosso vídeo, nossos objetivos, leia outros textos nossos e faça parte da nossa família.

  • Wellington Franke Jr.

    Fiquei tenso quando vi o Trailer do SNK, a boa impressão do Titã colossal desaba ao ver o Titã do Eren mais próximo de uma maquiagem de filme B. Oremos que seja ainda a pré produção.

    • Paulo Carvalho

      Pior que já tá finalizado, Wellington, pior que já foi projetado no Japão, e é isso aí mesmo que tu viu, sem chance de melhora.